Uma especialidade voltada ao tratamento de recém-nascidos, bebês, crianças e pré-adolescentes com doenças congênitas ou adquiridas após o nascimento. A fisioterapia pediátrica tem como objetivo diminuir complicações, prevenir deformidades, promover o desenvolvimento neuromotor e o alívio ou cura da dor.
Na matéria de hoje do nosso blog você vai descobrir os benefícios dessa especialidade da fisioterapia.
A intervenção é baseada nos seguintes procedimentos:
Algumas comorbidades que necessitam dessas intervenções são:
O enfoque da fisioterapia pediátrica é realizado de acordo com a faixa etária de cada paciente, uma vez que há diversidades anatômicas e fisiológicas nos órgãos para cada idade.
Um dos principais objetivos dessa especialidade é fomentar o desenvolvimento de habilidades nos pacientes pediátricos, sempre em busca de proporcionar a autonomia da criança a fim de que ela esteja em constante evolução no tratamento.
Dessa forma, o paciente pediátrico que passa pelo tratamento fisioterápico precoce é capaz de desenvolver habilidades motoras e cognitivas da forma correta e no tempo esperado.
As etapas motoras que uma criança deve alcançar, segundo a fisioterapia pediátrica, são:
É de extrema importância a estimulação do desenvolvimento motor na infância, uma vez que existe ampla plasticidade do sistema nervoso central, possibilitando e viabilizando o aumento de ganhos motores e sistemas integrados da criança.
Para que a criança passe pela adolescência e chegue à vida adulta sem maiores complicações motoras, respiratórias e neurológicas, a fisioterapia pediátrica age de maneira intensa e eficaz em cada paciente.
O avanço tecnológico na área propicia maior desenvolvimento e evolução do tratamento, bem como benefícios ao paciente pediátrico.
Aqui está uma especialidade nobre em sua missão para o profissional da área.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .
Leia também: