É a parte da fisiologia que trata dos fenômenos mecânicos da circulação sanguínea, utilizando a técnica do cateterismo nas seguintes modalidades: cardiologia, neurologia e angiologia.
Na matéria de hoje do nosso blog você vai saber a importância da enfermagem na cardiologia hemodinâmica.
O tratamento hemodinâmico na cardiologia potencializa os atendimentos devido à alta tecnologia empregada, resultando em uma recuperação mais rápida do paciente.
Tendo em vista o aumento de doenças cardiovasculares, os procedimentos realizados no setor de hemodinâmica são proporcionais, como o cateterismo por exemplo.
Este setor é delicado, pois trata de pacientes de alto risco, necessitados de cuidados intensivos e da tecnologia oferecida.
Assistência pré-procedimento
Anamnese
Exame físico
Orientação a respeito do procedimento
Avaliação clínica e observação geral das condições do paciente
Preparo do paciente para o procedimento
Assistência durante o procedimento
Posicionamento na mesa
Análise do traçado eletrocardiográfico e suas alterações
Identificações de sinais ou sintomas de complicações
Verificação dos parâmetros hemodinâmicos
Curativo local
Assistência pós-procedimento
Retirada do introdutor arterial
Curativo local
Avaliação das condições do local do exame
Identificação de sinais de complicações
A enfermagem tem ocupado um espaço significativo na comunidade de cardiologia e desde 2011 o COFEN divulgou a RESOLUÇÃO Nº 389, que atualiza os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto sensu concedidos a enfermeiros e lista as especialidades, sendo a hemodinâmica uma subdivisão da enfermagem em cardiologia.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .
Leia também: