Câncer de próstata: qual a causa?

Conteúdo

Em 2017, o Brasil apresentou 61,2 milhões de casos de câncer de próstata, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Em todo o mundo, esse tipo de câncer só não mata mais homens do que o de pulmão. De acordo com o American Cancer Society, a projeção é de um diagnóstico a cada sete homens no planeta.

Existe uma causa? O que pesquisas recentes apontam?

É o que você vai descobrir agora, na matéria de hoje do nosso blog.

Os números são alarmantes e o tabu, proporcionalmente.

Campanhas são realizadas anualmente, mutirões, mas ainda assim há uma forte resistência ao exame preventivo.

Recentemente, algumas pesquisas têm apontado mutação genética no DNA, hereditárias ou adquiridas, que são responsáveis por 5% a 10% dos casos de câncer de próstata.

• Ao contrário do que muitos pensam e reproduzem, não é questão de tempo para que um homem tenha esse tipo de câncer.

Há sim uma maior probabilidade de adquirir a doença de acordo com o avanço da idade, porém existem vários espectros desse câncer e muitos não precisam ser tratados, apenas acompanhados. Porém, é necessário diagnosticar para assim saber em que local do espectro ele está.

Se não tratada, a doença pode se espalhar e chegar até os ossos.
A recomendação é que homens a partir de 50 anos iniciem seu acompanhamento com o urologista. Homens negros ou com histórico familiar da doença devem começar aos 40 anos.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito, acesse nossas redes sociais através do facebook e instagram.

Deixe um comentário