Covid-19 tem causado danos aos rins

Conteúdo

Da mesma forma que o vírus Sars-Cov, o Covid-19 (Sars-Cov 2) tem se mostrado agressivo a alguns órgãos do corpo, inclusive aos rins.

Na matéria de hoje do nosso blog vamos tratar a respeito dessa relação no novo Corona vírus com disfunções renais.

A sociedade Americana de Nefrologia aponta que 20 a 40% dos pacientes internados, em estado grave, sofram com alterações nos rins.

O que leva a esse problema?

Ainda não há dados suficientes para revelar essa informação, mas o fato é que médicos de diferentes países notaram a presença em excesso de proteína na urina, o que caracteriza um sinal de inflamação nos órgãos (nefrite).

Acredita-se, então, que essa inflamação possa afetar os órgãos que filtram o sangue e eliminam as toxinas, além das alterações através da trombose, que podem afetar a função dos órgãos, bem como os efeitos relacionados às drogas necessárias utilizadas no tratamento e a própria ventilação mecânica.

Ação direta do vírus nos rins

Há relatos de partículas do vírus encontradas em células renais, mas não se sabe se as alterações acompanharão o paciente quando ele estiver recuperado do vírus.

Consequências

Sem dúvida, o aumento pela procura de hemodiálise ocorrerá proporcionalmente, uma vez que estamos falando de pacientes sem antecedente de complicações nos rins, ou seja, pessoas antes saudáveis e que agora vão precisar de equipamento de diálise.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 8,75% dos municípios têm a tecnologia que realiza a função dos rins, sendo sua maioria localizada na região Sudeste.

Lesão renal aguda, causada pelo novo coronavírus, representa um número imprevisto de pacientes para diálise, sendo assim, respiradores não são os únicos equipamentos necessários durante a pandemia.

Recomendação importante

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia reforça a importância dos pacientes portadores de doenças renais crônicas com suspeita de Covid-19 ou que já contraíram o vírus a não interromper o tratamento de diálise.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .

Leia também:

O doente renal crônico e a anemia

Aprenda a avaliar sua função renal

Você sabe o que é a diálise peritoneal?

 

Deixe um comentário