Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 25% dos novos casos de câncer registrados anualmente correspondem ao de mama.
Na matéria de hoje do nosso blog você vai conhecer 5 formas de prevenção ao câncer de mama.
Apesar de números alarmantes (mais de 56 mil casos em 2 anos), o câncer de mama é um tumor curável em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial.
Apenas o exame de mamografia pode detectar precocemente esse tipo de tumor, recomendado pelo ministério da saúde para mulheres a partir de 50 anos de idade (ou antes, caso haja histórico familiar).
Evite alimentos industrializados e enlatados, pois estes contêm agentes cancerígenos. Carnes defumadas e embutidos também fazem parte desse grupo.
A prática de atividade física diminui cerca de 1/3 a probabilidade de desenvolver câncer de mama.
Segundo o Inca, o alcoolismo é a causa de de 2% a 4% de mortes por câncer, pois é um fator de risco para o desenvolvimento de diversos tumores.
O cigarro contém mais de 4mil substâncias tóxicas que levam a diversas doenças, inclusive o câncer. Estima-se que 30% dos casos de câncer são devido ao tabagismo.
O autoexame é muito importante para a detecção do tumor, mas nem sempre é possível percebê-lo pelo toque, principalmente no início, quando o tamanho está reduzido.
Por isso é inegociável o acompanhamento com profissional especializado, que vai avaliar clinicamente o paciente e prescrever exames de acordo com as necessidades
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais (facebook , instagram e youtube ).
Leia também: