Por que especializar-se em Terapia ABA?

Conteúdo

A análise do comportamento aplicada é, atualmente, uma das ferramentas com evidências científicas mais utilizadas para o tratamento da pessoa com autismo.

Ser um especialista na área é um diferencial para o profissional que deseja atuar no campo da psicologia comportamental. Na matéria de hoje do nosso blog veremos quais os requisitos e vantagens de ser um supervisor ABA.

Criada nos Estados Unidos por Ivar Louvaas, a análise do comportamento aplicada modela reações humanas, ajudando o indivíduo a desenvolver habilidades necessárias para que sua vida em sociedade seja cada vez mais funcional.

A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) é a instituição que acredita o profissional em ABA, estabelecendo critérios rigorosos para a formação do analista do comportamento.

A ABPMC criou um documento de acreditação específica, passível de reformulações, uma vez que o conhecimento científico avança constantemente.

Neste documento foi estabelecido que, para um profissional se tornar um supervisor ABA, é necessário que possua mestrado ou doutorado em Análise do Comportamento ou desenvolvimento atípico.

A exigência é uma forma de refinar o profissional, considerando a alta complexidade do trabalho e seu braço científico.

Para um coordenador analista do comportamento, é exigido uma especialização em ABA. É uma função tão importante quanto a supervisão, uma vez que auxilia na construção do planejamento do paciente e é responsável pela supervisão dos aplicadores.

Por ser uma especialização muito restrita e que exige maior dedicação e investimento de tempo e leitura, muitos profissionais têm optado por cursos livres na área acreditando que assim poderão atuar como analistas do comportamento.

Mero engano.

Se há uma instituição que regulamenta a atuação do analista do comportamento em suas diversas funções, isso significa que a seriedade no compromisso de cuidar de vidas é fundamental.

Por isso é importante investir em sua carreira e estar sempre à frente, com conhecimento de qualidade e atuando com segurança enquanto profissional da análise do comportamento.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .

Leia também:

Os 3 níveis do autismo

A importância da terapia ocupacional no tratamento do autismo

A neuropsicopedagogia no combate aos índices de repetência e evasão escolar

Deixe um comentário