Pós-graduação: o que é e como ingressar.

Conteúdo

Quais as suas dúvidas sobre Pós-graduação?

Após concluir uma graduação, é necessário capacitar-se para atuar em áreas específicas da profissão. Essa dinâmica deixou de ser um diferencial para fazer parte das exigências do mercado de trabalho.

Sendo assim, como saber em que área se especializar e como é possível ingressar em mais uma etapa da vida acadêmica? Se você deseja sanar estas e outras dúvidas, fique de olho na matéria de hoje no nosso blog!

 

  • MERCADO DE TRABALHO

Em 2015 foi divulgada uma pesquisa através de uma empresa especializada em consultoria de carreiras (Consultoria Produtive), apontando que 68% dos profissionais atuantes no mercado de trabalho têm uma ou mais especializações, contra 22% que ainda não possuem e buscam as mesmas oportunidades.

Um curso de pós-graduação desenvolve habilidades e competências no profissional, resultando na valorização da carreira.

Há uns anos, ter um certificado de graduação era suficiente para garantir a empregabilidade. Sair da faculdade era status na sociedade e sinônimo de carteira assinada. Os tempos mudaram e, com ele, o nível de exigência do mercado, principalmente diante das crises econômicas em que o país se encontra.

Você sabia que, ao participar de uma seleção de concurso público, por exemplo, em caso de haver empate de notas, o título de pós-graduação é quesito de desempate?

Mas não pense que o título por si só te dará uma boa vaga.

  • O conhecimento de outros idiomas;
  • Um bom networking;
  • Exemplar competência comportamental (autocontrole, inteligência emocional, capacidade de lidar com crises e críticas) são fatores fundamentais também.

Diante dessas informações, concluir uma pós-graduação é um passo importante e essencial na vida acadêmica e, consequentemente, profissional.

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Outro benefício que a especialização pode trazer é a promoção de cargo ou aumento salarial.

Sim! À medida em que o profissional se capacita e recicla seus conhecimentos, ele leva à empresa, onde colabora com toda essa bagagem, gerando um maior rendimento na sua função.

Isso acarreta em resultados positivos à instituição, portanto, nada mais justo que uma gratificação pela dedicação do colaborador.

 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E STRICTO SENSU

No Brasil há esses dois tipos básicos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

  • Na lato sensu é onde se enquadra a especialização, com duração de no mínimo seis meses, tem como objetivo escolher um foco para a carreira ou aprofundar-se em uma habilidade específica.
  • Na stricto sensu estão os cursos acadêmicos de mestrado e doutorado. O primeiro, com duração mínima de dois anos, é um degrau para o doutorado e este, por sua vez, com duração mínima de três a quatro anos, visa a formação científica do profissional e é o degrau máximo na área acadêmica, geralmente galgado por professores de ensino superior e pós-graduação.

ESPECIALIZAÇÃO

  • Segundo o dicionário, pós-graduação é: formação acadêmica e profissional oferecida àqueles que já concluíram um curso de graduação, cujo objetivo é formar professores de nível superior e fornecer especialização nas mais diferentes áreas de conhecimento.

Ou seja, é um curso para aprofundar o conhecimento em áreas específicas da profissão.

  • Por exemplo: um enfermeiro pode especializar-se em neonatologia, onde atuará em maternidades de maneira segura e experiente, sanando problemas específicos no que tange a essa área da enfermagem.

COMO INGRESSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO

  • O primeiro passo é conhecer as áreas mais carentes de profissionais especializados na sua carreira. Com isso, escolha a área com a qual você mais se identifica e deseje passar, ao menos, 12 meses estudando.
  • Após essa etapa, chegou a hora de ir em busca de uma instituição séria e reconhecida de ensino especializado, com uma reputação louvável e professores de excelência.
  • Não deixe de avaliar o currículo do corpo docente.
  • Saber se o certificado emitido pela instituição é idôneo também é uma importante avaliação, tendo em vista que este será o seu “carimbo” de profissional especializado.
  • Busque instituições que oferecem estágios profissionais, pois essa é uma grande oportunidade de executar, na prática, aquilo que você estuda em sala de aula e, assim, adquirir experiência de trabalho.
  • Procure ainda por cursos inovadores e com propostas atuais.

Etapa de seleção de área de estudo e instituição concluída, chegou a hora de partir em busca do conhecimento.

Dedicação é a palavra-chave para o sucesso!

FAZENDO A DIFERENÇA

Investir em si mesmo é saber aproveitar oportunidades e ter iniciativa.

De nada adianta cursar uma pós-graduação na melhor instituição da cidade, se não houver interesse e dedicação por parte do profissional em busca da especialização.

Portanto, encontrando esses três pontos centrais (área de atuação específica, excelente instituição de ensino e dedicação própria), o resultado da pós-graduação na sua vida profissional é sucesso garantido.

 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre outros assuntos? Acesse nosso Facebook e Instagram.

Deixe um comentário