Reabilitação pulmonar na UTI

Conteúdo

Períodos longos de internamento em UTI resultam em prejuízos ao sistema respiratório, decorrentes da ventilação mecânica.

Com o objetivo de restaurar a funcionalidade do sistema, a reabilitação pulmonar na UTI é apresentada por necessidade de reduzir a dependência da ventilação mecânica e prevenir novas internações.

Na matéria de hoje do nosso blog vamos tratar mais a respeito desse tipo de reabilitação.

De acordo com estudos analisados, a reabilitação pulmonar em UTI revelou ser uma modalidade segura, bem tolerada e que causa efeitos positivos aos pacientes.

Por proporcionar um aumento de sobrevida a pacientes críticos, a ventilação mecânica, quando prolongada, tem por consequência a imobilidade no leito, desencadeando limitações e disfunções de órgãos e sistemas.

O declínio dessa capacidade funcional do paciente pode ser atenuado por um programa de reabilitação pulmonar na UTI, que tem sido associado a um menor déficit funcional após a alta hospitalar.

  • Como funciona?

São modalidades terapêuticas aplicadas a fim de restaurar a funcionalidade anterior ao episódio que determinou a necessidade da ventilação mecânica.

Essa modalidade faz com que o paciente ganhe maior autonomia nas atividades de vida diária, previne novas internações e melhora a qualidade de vida.

  • Qual a função do treinamento físico na reabilitação pulmonar em UTI?

É um componente essencial associado à força muscular e otimização do tempo fora da ventilação mecânica.

Apesar da comprovação da eficácia do treinamento físico, ainda há uma certa resistência por parte da equipe de UTI mediante a gravidade do quadro clínico do paciente em ventilação mecânica.

Diante dos déficits determinados pela imobilidade e dos benefícios provenientes do treinamento físico, pode-se considerar a reabilitação pulmonar em UTI um procedimento de alta eficácia para pacientes do setor.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .

Leia também:

A UTI e o especialista em fisioterapia

A enfermagem à frente do centro cirúrgico

Conheça as infecções mais frequentes no ambiente hospitalar

 

Deixe um comentário