Auditoria hospitalar em tempos de pandemia

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A gestão da qualidade deve ser um hábito na instituição, aliado a bons processos implantados.

Em tempos de pandemia, a auditoria hospitalar tem um importante papel na garantia da qualidade do serviço prestado.

É o que veremos na matéria de hoje do nosso blog.

Tais processos de qualidade precisam estar adaptados à cultura e realidade da instituição para que haja eficácia na gestão.

O objetivo da auditoria, ao contrário do que muitos pensam, não é apontar os erros, mas auxiliar os processos a se tornarem cada vez mais completos e eficientes.

A pandemia já tem causado mudanças de calendários de contas anuais, adaptações das atividades de ouvidoria e transparência para atender essa nova especificidade, além da oportunidade de acionamento de planos de contingência.

E é neste cenário repleto de riscos emergentes e de escassez crescente de recursos, a auditoria potencializa seus esforços no que diz respeito a gestão hospitalar.

Diante de aquisição de insumos emergenciais, por exemplo, com preços inflados por questões de demanda, se faz necessário uma flexibilidade da auditoria e um dinamismo fora do habitual, uma vez que o modo de trabalho deve ser adaptado a situações emergenciais, de grande volume e velocidade de transações.

Isso requer:

  • Ritos específicos de verificação;
  • Alinhamento;
  • Objetividade.

Para que a unidade de saúde não entre em colapso frente a tamanho desafio em meio à pandeia, é fundamental:

  1. Reorganizar a equipe de trabalho (garantir o cuidado com a saúde de pacientes e colaboradores);
  2. Contratar mais profissionais para suprir a demanda de atendimento, sem abrir mão da qualidade;
  3. Controle do fluxo de caixa (uma exigência em qualquer período);
  4. Organização e padronização dos processos de pagamentos, recebimentos, compra de material e medicamentos;
  5. Controle do estoque de medicamentos (a indústria farmacêutica tem passado por momentos de tensão, exigindo maior atenção dos gestores nessa questão);
  6. Manter a qualidade do atendimento mesmo com o aumento da demanda;
  7. Padronização de processos e protocolos;
  8. Treinar a equipe para seguir à risca os protocolos e atender os pacientes da maneira mais adequada e satisfatória.

Dessa forma, prezando pela segurança dos colaboradores e pacientes, é possível garantir o perfeito funcionamento de uma unidade de saúde durante a pandemia que temos enfrentado.

Este cenário é uma ótima oportunidade de aprender com os erros passados e construir uma gestão sólida.

 

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