Quando se fala em empreendedorismo o que vem à sua mente? Normalmente, estamos habituados a associar esse tipo de processo a carreiras voltadas para Administração, Marketing ou áreas relacionadas. Hoje, trataremos a respeito de empreendedorismo na Enfermagem.
É realidade e não há mais volta: empreendedorismo se tornou assunto corriqueiro nas empresas, universidades e nas redes sociais. Youtubers e influenciadores digitais nas demais plataformas, abordam conceitos e práticas que remetem ao mesmo. Mas como relacionar conceitos advindos do mundo do business a uma vocação que, em suas raízes históricas nasceu como iniciativa voltada à caridade?
O que é empreendedorismo?
Em linhas gerais, podemos definir empreendedorismo como um importante mecanismo de mobilização e transformação da sociedade. Guarde isso. Na origem francesa entreprende, que significa o intermediário, aquele que está no meio ou no centro e no inglês entrepreneurship, que indica posição, grau, relação, estado, qualidade, habilidade, entre outros, fica claro perceber a importância desse processo. É consenso entre estudiosos que no Brasil, se passou a discutir o assunto a partir de 1990.
É preciso assinalar, que existe uma diferença entre o empreendedorismo de negócio ou privado, atrelado às atividades de negócio, e o empreendedorismo social, mesmo que o último tenha sido fortemente influenciado pelo primeiro. Enquanto para o primeiro, a geração de riquezas é uma maneira de mensurar a geração de valor, para o segundo, a missão social é central e concebe a riqueza como meio para alcançar determinado fim.
Empreendedorismo e Enfermagem: Tudo a ver
O empreendedorismo social surgiu como um processo alternativo dinâmico e estratégico, dotado de mecanismos mutáveis capazes de tornar sustentáveis os produtos, serviços, organizações e, principalmente, a gestão de pessoas. E é justamente aí que ocorre a junção entre Enfermagem e empreendedorismo. Nesse contexto, a Enfermagem tem um importante papel articulador e integrador, pela possibilidade de investir em tecnologias de cuidado e saúde, motivadas por processos interativos e associativos de ensino-aprendizagem, na prática. Existe um espaço infinito de empreendedorismo para a Enfermagem, no entanto, pouco explorado.
A Enfermagem possui competências múltiplas e um campo de atuação amplo e socialmente reconhecido, mas precisa ousar, no sentido de explorar as oportunidades e visualizar novos espaços, entendendo que ser empreendedor é ser capaz de explorar as oportunidades e protagonizar novos campos e práticas de atuação profissional. É ter a capacidade de imaginar, desenvolver e concretizar visões, nas quais conceitos de sinergia, liderança e sistema de relações/interações são elementos fundamentais.
Na prática, enfermeiros possuem o potencial de demonstrar através de sua vocação que é possível pensar e empreender com foco nas pessoas e na resolução de seus conflitos. Assim, o conceito francês de empreendedor como intermediário motivará você a se questionar sobre seu papel como ator social e o que você pode fazer hoje, para ajudar a remediar uma sociedade cada vez mais adoecida física e emocionalmente.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .
Leia também: