Inclusão escolar é direito de todos

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É de conhecimento geral que a garantia à educação é um direito constitucional do cidadão. Porém, se tratando de alunos com necessidades educacionais especiais, a garantia de educação de qualidade implica uma reestruturação da escola.

Veremos a seguir em que consiste essa reestruturação.

  • Aceitação

Da recepção aos professores, todos precisam ser doutrinados a respeito da inclusão.

Funcionários da escola, cuidadores, fiscais de corredor, zeladores e, principalmente, os alunos necessitam de uma reeducação inclusiva.

Aceitar um aluno com deficiência vai muito mais além de apenas agrega-lo a uma sala de aula de ensino regular.

É convergir atitudes e conceitos com um propósito.

  • Estrutura física

Acessibilidade, redução de estímulo visual, iluminação, acústica, tudo isso faz parte de uma estrutura inclusiva, que atende às necessidades de todos os alunos.

  • Mediadores capacitados

Um mediador, além de fazer o trabalho do cuidador, precisa ser capacitado para adaptar o conteúdo às necessidades do aluno com deficiência.

Acompanhar o livro, a turma e realizar atividades, trabalhos e avaliações é também um direito do aluno incluído.

Para isso, o mediador é a peça-chave.

Este novo olhar da escola implica na busca de alternativas que garantam o acesso e a permanência dos alunos no seu interior, visando o desenvolvimento de todos.

“Nenhuma criança é deficiente no âmbito de sua própria existência. Ela se mostra deficiente apenas diante das exigências feitas a ela pela sociedade da qual faz parte.”

Stratford

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