É através da brincadeira, da fantasia que a criança é capaz de se entender no mundo que lhe rodeia e perceber suas dificuldades.
Na matéria de hoje do nosso blog vamos mostrar a importância do lúdico para o aprendizado na psicopedagogia.
O lúdico proporciona ao psicopedagogo investigar como o sujeito aprende, estabelecendo uma relação de satisfação.
A criança consegue expressar seus sentimentos através do brincar direcionado, cujo objetivo é preparar o indivíduo para o desempenho de papeis sociais.
A brincadeira deve ser dotada de um significado social que necessita de aprendizagem, pois o brincar motiva. De a cordo com a psicopedagoga da Clínica CEFAPP de Multiterapias Especializada em Autimos, Vanessa Costa, O lúdico na psicopedagogia proporciona ao educando seu desenvolvimento, em diversos aspectos, essenciais para uma formação significativa afetiva, cognitiva e social.
“O processo de aprendizagem é mágico e naturalmente acontece ao longo de nossa vida, onde vários fatores cooperam para este processo, como o emocional, social, intelectual e a relação professor-aluno. A metodologia é o ponto que influi bastante na aquisição do conhecimento e é muito importante que o educador esteja aberto as várias possibilidades”, afirma Vanessa Costa, psicopedagoga da Clínica CEFAPP de multiterapias especializada em autismo.
A psicopedagoga defende que o brincar é um instrumento poderoso de transformação do indivíduo.
“Em meu ponto de vista, o lúdico é primordial. É através do brincar que adquirimos conhecimento de uma forma leve e prazerosa. É nesse brincar que várias habilidades necessárias para o desenvolvimento do indivíduo são adquiridas, no brincar conseguimos enxergar cada pessoa, suas particularidades e inclusive identificar qual a melhor forma de ensina-la”, ressalta Vanessa.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .
Leia também: