A gestão da qualidade deve ser um hábito na instituição, aliado a bons processos implantados.
Em tempos de pandemia, a auditoria hospitalar tem um importante papel na garantia da qualidade do serviço prestado.
É o que veremos na matéria de hoje do nosso blog.
Tais processos de qualidade precisam estar adaptados à cultura e realidade da instituição para que haja eficácia na gestão.
O objetivo da auditoria, ao contrário do que muitos pensam, não é apontar os erros, mas auxiliar os processos a se tornarem cada vez mais completos e eficientes.
A pandemia já tem causado mudanças de calendários de contas anuais, adaptações das atividades de ouvidoria e transparência para atender essa nova especificidade, além da oportunidade de acionamento de planos de contingência.
E é neste cenário repleto de riscos emergentes e de escassez crescente de recursos, a auditoria potencializa seus esforços no que diz respeito a gestão hospitalar.
Diante de aquisição de insumos emergenciais, por exemplo, com preços inflados por questões de demanda, se faz necessário uma flexibilidade da auditoria e um dinamismo fora do habitual, uma vez que o modo de trabalho deve ser adaptado a situações emergenciais, de grande volume e velocidade de transações.
Isso requer:
Para que a unidade de saúde não entre em colapso frente a tamanho desafio em meio à pandeia, é fundamental:
Dessa forma, prezando pela segurança dos colaboradores e pacientes, é possível garantir o perfeito funcionamento de uma unidade de saúde durante a pandemia que temos enfrentado.
Este cenário é uma ótima oportunidade de aprender com os erros passados e construir uma gestão sólida.