Dezembro chegou trazendo um alerta: a prevenção e combate ao câncer de pele. É um dos tipos da doença que mais acomete os brasileiros, representando 30% dos tumores malignos, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
A estimativa é que até 2019 sejam registrados mais de 170 mil novos casos da doença, e desse total mais da metade das vítimas serão do sexo masculino.
O câncer de pele pode ser classificado como carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.
Confira as características de cada um:
Carcinoma Basocelular
É o tipo que mais se assemelha a pele normal. Surge geralmente em partes do corpo com maior exposição solar, como rosto e pescoço.
Carcinoma Espinocelular
O tumor espinocelular surge com mais frequência em regiões da cabeça, pescoço e dorso da mão. No entanto, também pode aparecer nas membranas mucosas e genitais.
Melanoma
O melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas da epiderme. É a forma mais grave e agressiva da doença, devido à alta possibilidade de metástase quando não tratado precocemente. O melanoma pode surgir na pele, olhos, orelhas, genitais, nas membranas mucosas e no trato gastrointestinal. Nos homens, as áreas mais afetadas são o dorso. Já nas mulheres, os braços e pernas.
Para prevenir o câncer de pele é importante evitar a exposição solar no período de maior incidência dos raios ultravioletas, que é entre às 10h e 16h. Recomenda-se o uso de chapéu; protetor solar e labial, com FPS acima de 30; além do uso frequente de óculos de sol.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook e instagram.
Leia também: