Fim de ano é tempo de provas finais, concursos, prova de residência, vestibulares… Com isso, é comum encontrar alunos apreensivos, ansiosos e muito, mas muito estressados. Esse quadro é compreensível se pensarmos no cansaço mental após um ano inteiro se preparando para a tão esperada prova e, por fim, o cumprimento de seus objetivos.
Esse quadro pode, no entanto, se tornar um problema durante as provas.
Por isso separamos algumas dicas para que o aluno fique mais tranquilo e não deixe que o nervosismo o atrapalhe.
A ansiedade antes de qualquer prova na maioria das vezes é causa por pouca preparação para ela. Sendo assim, prepare-se sempre com o máximo de antecedência possível. É necessário um mínimo de duas semanas antes da avaliação para realizar a revisão geral do conteúdo.
Na noite anterior é imprescindível que você providencie todo o material que será necessário antes e no momento da prova.
É comum que a ansiedade não nos deixe dormir, mas ter um sono regular é umas das melhores formas de controlar o estresse.
Dormir e acordar no mesmo horários todos os dias garante que você se sinta menos cansado, e estudo comprovam que os estudantes que têm um bom sono durante a noite conseguem render bem mais e sua concentração aumenta.
Sabe-se que para estudantes o café e o açúcar são bons aliados quando é preciso ficar até mais tarde estudando, porém, um dia antes da prova, maneire nesses energéticos pois eles podem te deixar ainda mais ansioso(a) e prejudicar seu sono.
Você deverá estar com todo gás para realizar uma boa prova e isso envolve dormir bem.
Você pode substituir esses itens por chá de camomila, hortelã, chá verde… entre outros que vão te auxiliar para relaxar um pouco mais. Lembrando que isso é na noite que antecede a prova!
Sabe aquela história de respirar até 10? Pronto, isso realmente funciona. Existem umas técnicas que são usadas para meditação e costumam ajudar bastante quando precisamos relaxar e desligar aquela bateria que anda em 220W. – Respire fundo. Conte de 1 até 10 na fase expiratória (soltando o ar) por, pelo menos, 3 vezes ou até você se sentir mais relaxado;
– Ouça músicas tranquilas, de preferência que sejam instrumentais;
– Faça algum exercício como caminhar, andar de bicicleta, dançar. Sinta o peso do seu corpo ao caminhar, sinta a sua respiração, sinta seus cabelos ao vento… tudo isso tem um efeito relaxante, experimente.
É comum tentarmos dar uma revisada antes da prova, mas isso pode aumentar a sua ansiedade. Se realmente não se segurar, leia apenas aqueles ‘bisus’ que os professores deram ou alguns tópicos mais importantes.
Você se preparou o ano inteiro, se dedicou, traçou um objetivo e está prestes a alcança-lo. Não cultive ansiedade, estresse… confie em você!
Concentre-se apenas na prova:
É hora de colher o fruto que você plantou.
Você é capaz. Acredite!