A dinâmica do profissional de enfermagem no setor de oncologia pediátrica

Conteúdo

Quando falamos de profissionais que estão mais presentes no cuidado humanizado ao paciente, logo lembramos da enfermagem.

É por essa razão que estão mais atentos às mudanças comportamentais nos pacientes, indicando melhora ou piora do quadro.

No setor de oncologia pediátrica, é comum ao profissional de enfermagem se deparar com situações marcantes envolvendo o paciente e a família, o que exige do enfermeiro sensibilidade e empatia para trabalhar de maneira humanizada.

Na matéria de hoje você vai conhecer a dinâmica de um enfermeiro no setor de oncologia pediátrica.

Há alguns anos o câncer infantil deixou de apresentar-se como uma doença aguda e de diagnóstico desfavorável para uma doença com grande possibilidade de cura e potencial aumento de sobrevida em, aproximadamente, mais de 50% dos casos.

Segundo Maranhão (2011), o câncer pediátrico é toda neoplasia maligna que acomete a faixa etária em indivíduos menores de quinze anos.

Muitos desses pacientes precisam de internamento e, para essas crianças, o processo é traumático.

A assistência da enfermagem ao paciente de pediatria oncológica está ligada, principalmente, à higiene, alimentação, coleta de material para exames e administração de medicação.

A enfermagem, porém, entende que o cuidado a esses pacientes vai além do aspecto físico do corpo e considera suas necessidades psicológicas e sociais, auxiliando no relacionamento da criança com a família e os profissionais no ambiente hospitalar.

Cabe, então, ao enfermeiro uma comunicação efetiva, humanizando a assistência, promovendo o controle dos sintomas, medidas para alívio do sofrimento e apoio aos familiares no processo da morte.

Uma boa relação da equipe de enfermagem com a família da criança em tratamento e ela própria, bem como a sua compreensão diante dos procedimentos executados pela enfermagem, traduz um importante meio que facilita na hora de realizar os cuidados.

A enfermagem, em sua ação de cuidar, transmite atitudes como formação de elo, conquistando a confiança do paciente e sua família, informando, orientando, dedicando um tempo para a família, deixando-a expressar seus sentimentos, medos, anseios e esperanças.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .

Leia também:

Cateterismo umbilical no RN

A enfermagem à frente do centro cirúrgico

Enfermagem encabeça a lista das profissões que mais contrata no Brasil

Deixe um comentário