Leucemia, linfoma, policitemia, trombocitemoa, mielodisplasia e mieloma múltiplo. Essas são as doenças onco-hematológicas mais comuns em todo o mundo.
Na matéria de hoje do nosso blog, vamos abordar a importância de um tratamento humanizado de enfermagem a pacientes desse segmento.
O câncer, atualmente, é um dos maiores problemas de saúde pública enfrentado por países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil é a segunda causa de morte não violenta, sendo em primeiro lugar as doenças cardíacas.
Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento da doença, ainda há consequências severas- físicas e emocionais- enfrentadas por pacientes de oncologia e hematologia. Sendo assim, é fundamental dispor de uma equipe de enfermagem capacitada e humanizada para tratar do paciente da família.
Alterações na rotina, perdas de autonomia, adaptações necessárias ao novo estilo de vida, tudo isso gera um grande desconforto a pacientes oncológicos e o enfermeiro atua no cuidado através de técnicas e orientações, sejam preventivas, curativas ou de reabilitação.
Confira abaixo algumas funções especialmente desenvolvidas por enfermeiros onco-hematológicos:
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais.
Quer conhecer sobre a Especilização de Oncologia e Hetologia no CEFAPP? Clique aqui!