Estímulos tecnológicos atrapalham o desenvolvimento infantil. Mito ou verdade?

Conteúdo

Os nativos digitais têm o privilégio de conviver desde cedo com a tecnologia e, muitas vezes, antes mesmo de aprenderem a falar, já se comportam como adultos no que diz respeito à utilização dos recursos tecnológicos.

Quais os benefícios desse contato precoce?

E os malefícios ao desenvolvimento?

Você terá as respostas para essas questões na matéria de hoje do nosso blog.

Estudos comprovam que, apesar de ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo da criança, os dispositivos eletrônicos podem causar grandes prejuízos no desenvolvimento intelectual e, consequentemente, social do indivíduo.

Já que a tecnologia satisfaz suas necessidades, a criança acaba por não expressar seus sentimentos, aflições e desejos por meio do mundo real, isolando-se da sociedade.

O costume de abreviar termos específicos no mundo virtual, impedem as crianças de obedecerem às normas da língua, dificultando a aprendizagem da escrita.

  • O uso indiscriminado da tecnologia desconstrói o vínculo afetivo entre os membros da família
  • A ausência de referência de natureza emocional resulta em dificuldade de desenvolvimento de cognição no âmbito escolar.

A obesidade, fruto do sedentarismo causado pelo longo período de exposição aos eletrônicos, também é um fator preocupante.

Considerando o que foi exposto acima, podemos concluir que há sim benefícios em utilizar da tecnologia para o desenvolvimento de crianças em fase escolar, porém, o uso exacerbado desses recursos representa perigo a essa geração.

Se você deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acompanhe nossas redes sociais através do facebook e instagram.

 

Fonte: pesquisa baseada no artigo “A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?” 2015.

Deixe um comentário