A Fisioterapia Neurofuncional na Esclerose Múltipla

Conteúdo

Quando as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, temos a esclerose múltipla (EM). A doença tem cura? Que tipo de tratamento é necessário? Acompanhe a matéria de hoje e descubra como é possível reabilitar um paciente com EM.

Por ser uma doença neurológica autoimune, a Esclerose Múltipla nem sempre pode ser prevenida.  Os pacientes são, em sua maioria, jovens, mulheres, entre 20 e 40 anos. A  Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que, atualmente, cerca de 35 mil brasileiros sofram com a doença.

Como sequelas da Esclerose Múltipla observa-se lesões medulares e cerebrais. A fisioterapia neurofuncional ajuda a prevenir e reabilitar os membros afetados pela doença, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Apesar de não impedir que os sintomas da EM apareçam, a fisioterapia é fundamental na fase inicial para evitar maiores encurtamentos musculares, dores e fortalecer os músculos nas atividades diárias simples.

O cuidado na hora de escolher o profissional deve ser redobrado, pois um movimento equivocado é capaz de lesionar severamente o paciente e seus movimentos.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados? Acesse nossas redes sociais através do facebook e instagram .

Deixe um comentário