Marcello é autista e novo colaborador da instituição
A igualdade de direitos e acessibilidade está prevista na Constituição Federal. No entanto, o preconceito impera em algumas empresas, que insistem em fechar as portas para profissionais com algum tipo de deficiência.
O Grupo CEFAPP sempre lutou em prol da inclusão, buscando iniciativas que pudessem contribuir para o crescimento do próximo, sem fazer qualquer tipo de distinção. A instituição tem o prazer em apresentar o seu mais novo colaborador. Liander Marcello Batista Lira é autista. Ele tem 29 anos, é graduado em Redes de Computadores, mas não teve muitas oportunidades profissionais por apresentar o transtorno.
“Esta é a minha segunda oportunidade profissional e ao mesmo tempo a primeira, pois na outra empresa, ao descobrir que eu sou autista, me dispensaram porque eu não me comunicava da forma que eles achavam normal. Só passei 45 dias. Hoje, estou muito feliz com a oportunidade concedida pelo CEFAPP e com grande expectativa de poder atuar profissionalmente sendo autista”, ressaltou Lira.
Marcello é apenas um exemplo. Entretanto, diante dos números do autismo, essa realidade deve ser mais comum do que se imagina. Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), a cada 68 pessoas, 1 desenvolve o transtorno. Estima-se que no Brasil o número de autista chegue a marca dos 2 milhões.
De acordo com a diretora do CEFAPP Raphaela Presbytero, que também é mãe de autista, a inclusão nem sempre reflete a realidade das organizações. “Estamos na era que a palavra inclusão é muito falada e pouco vivida. O Grupo CEFAPP não só vende cursos visando formar pessoas para inclusão. Nós praticamos a verdadeira inclusão. Marcelo, nosso TI, é o primeiro funcionário autista da nossa instituição e não deverá ser o único”, concluiu Presbytero.
Que a nova realidade de Marcello seja vivenciada por outros autistas. Que o Grupo CEFAPP seja exemplo para instituições que ainda alimentam o receio e o preconceito de contratar profissionais com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Seja bem-vindo, Marcello!
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook e instagram.
Leia Também: