Pesquisas apontam que o sistema de saúde se torna eficaz diante da qualidade do relacionamento humano estabelecido entre os profissionais e os usuários no processo de atendimento hospitalar.
Para compreender mais a respeito da integralidade do ser humano no âmbito da saúde, acompanhe a matéria de hoje no nosso blog.
Humanizar o atendimento ao paciente envolve as seguintes questões:
O enfermeiro humanizado deve ser capaz de entender a si mesmo e ao outro, transformando esse entendimento em práticas que refletem o cuidado com os princípios bioéticos da autonomia.
As necessidades psicológicas do paciente e da família, os desabafos, os medos e ansiedades podem ser simplesmente ouvidas, ainda que não haja resposta.
Pesquisas revelam que, mesmo sabendo dos direitos do paciente, dificilmente o enfermeiro permite a manifestação das vontades do doente, fazendo cumprir, assim, normas hospitalares.
É a garantia de assistência equitativa a todos os pacientes, de acordo com suas condições clínicas e sociais.
Ainda que não haja utilização de palavras, a comunicação através da expressão facial, de gestos ou da disposição de objetos no ambiente, faz o paciente compreender a postura do profissional e até mesmo possibilita a comunicação entre enfermeiro e doente.
Cada um deve ser aceito como um ser único e integral, com necessidades e expectativas particulares. Sendo assim, a enfermagem precisa humanizar o atendimento, a fim de corresponder ao paciente como um todo, não apenas com foco na cura da doença, mas no âmbito geral do ser humano.
Se você deseja ler mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do Facebook e instagram.