Inclusão escolar é direito das pessoas com deficiência!

Conteúdo

Inclusão escolar é direito da pessoa com deficiência e dever de toda escola

Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos (Art. 8º da Lei nº 7.853/89).

Pedagogo, não dá mais para adiar!

Você precisa se especializar!

Se quiser saber um pouco mais sobre os direitos à educação da pessoa com deficiência e as especialidades que isso requer dos profissionais da área, acompanhe a matéria de hoje no nosso blog.

Por lei, 5% das vagas em escolas públicas ou privadas têm que ser destinadas às pessoas com deficiência.

Apesar dessa conquista legal, algumas barreiras ainda precisam ser derrubadas, como a falta de capacitação profissional.

Mas afinal, o que é inclusão escolar?

Quando falamos de inclusão escolar, estamos tratando de um universo que envolve corpo docente e funcionários em geral de uma instituição regular de ensino, e não apenas o professor.

Se uma escola se diz inclusiva (e tem que ser) e não dispõe de profissionais preparados para atender às demandas de uma pessoa com deficiência, de nada adianta.

Os pedagogos precisam de especialização em educação inclusiva, neuropsicopedagogia, síndrome de down, transtorno do espectro do autismo e o que mais estiver disponível na área do conhecimento.

Saber adaptar o currículo de um aluno com deficiência cognitiva, por exemplo, é fundamental para que haja, de fato, inclusão, a fim de que esse aluno se desenvolva e seja estimulado no ambiente escolar.

Saber promover a inclusão com os demais alunos típicos, orientar funcionários, prestar consultoria em escolas e instituições educacionais e muitas outras funções são atribuídas ao profissional especializado em educação inclusiva.

É uma área que tem crescido e modificado a forma de pensar educação no Brasil.

Em Pernambuco, espera-se para 2019 e 2020 o ingresso das crianças com microcefalia, atingidas pelo zika vírus, no ensino regular.

  • Quantos profissionais, hoje, estão preparados para recebe-las? Quantos farão diferença na vida dessas crianças?

Ainda dá tempo!

 

Não espere a mudança chegar, faça! Seja agende transformador na sua sala de aula, na sua cidade e busque capacitação de qualidade.

  • O Grupo CEFAPP é a primeira instituição de ensino de Pernambuco a oferecer pós-graduação em Transtorno do Espectro do Autismo.

Algumas turmas já concluíram a especialização e estão fazendo história no Estado.

Agora é a sua vez!

 

Gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito? É só seguir as nossas redes sociais através do facebook e instagram.

 

Deixe um comentário