Ministério da Saúde revela: mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial

Conteúdo

Uma doença crônica, caracterizada pelos altos níveis da pressão do sangue nas artérias. Por causa disso, o coração precisa se esforçar para fazer o sangue circular pelo corpo.

Na matéria de hoje saberemos as causas e o tratamento adequado para esse diagnóstico.

  • Hábitos saudáveis como exercícios físicos regulares, alimentação com baixo teor de sódio e pouco sal são essenciais para a prevenção da hipertensão.
  • A hipertensão é a causa de 60% dos infartos e 80% dos AVCs, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por ser uma doença silenciosa, quando os sintomas se manifestam a situação, geralmente, já é mais crítica.

Fique atento aos seguintes sinais:

  1. Dores de cabeça;
  2. Sonolência;
  3. Cansaço extremo
  • É considerada hipertensa uma pessoa com pressão arterial superior a 14×9 em repouso.

É importante lembrar que o avanço da idade aumenta o risco de hipertensão, podendo ser associada a problemas como insuficiência renal, diabetes e até aterosclerose (gordura nas artérias). O diagnóstico de hipertensão não pode ser fechado tendo a pressão medida uma única vez. É necessário um exame de mapeamento, aferindo a pressão com uma certa frequência e identificando, no mesmo horário, os picos.

Apesar de ser crônica, a hipertensão tem tratamento com medicação e dieta, para controle da pressão. Segundo os médicos, o maior desafio é conscientizar o paciente de que é necessário reeducar a alimentação e fazer o tratamento para melhorar a qualidade de vida e até prolonga-la.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook e instagram.

Leia Também:

O que é angioplastia?

Doença de Parkinson atinge 1% da população mundial

A Fisioterapia Neurofuncional na Esclerose Múltipla

 

Deixe um comentário