No Brasil, a cada 100 alunos matriculados em ensino regular, 18 são reprovados e abandonam o ambiente escolar.
Essa estatística divulgada pelo instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (inep) se dá, dentre outras coisas, pela falta de atualização de currículo, formação dos professores e o relacionamento das escolas com os alunos.
Diante dessa realidade, a neuropsicopedagogia tem um papel relevante na educação.
Na matéria de hoje do nosso blog você vai saber mais sobre a relação do neuropsicopedagogo com a evasão escolar.
A neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o comportamento humano através do sistema nervoso, com foco na aprendizagem.
Estamos tratando, nos últimos anos, de um novo contexto educativo.
Já se foi o tempo em que o papel da escola era unicamente repassar conteúdo.
Dentro dessa nova conjectura, o corpo docente percebe a necessidade de um profissional que dê suporte, tanto nas questões pedagógicas quanto nas psicológicas e neurológicas, a fim de promover eficiência na aprendizagem.
É aí que entra o neurospicopedagogo.
Institucionalmente, a função deste profissional é propor novos olhares educativos pautados na neurofisiologia do indivíduo, alinhando às práticas pedagógicas.
Em situações de dificuldade de aprendizagem, o neuropsicopedagogo trabalha com procedimentos e práticas eficazes, capazes de lidar com deficiência cognitiva, déficit de atenção, déficit visual, motor ou transtornos emocionais.
As dificuldades de aprendizagem foram apontadas como uma das principais causas do insucesso escolar.
Antes do surgimento da neuropsicopedagogia, os alunos que sofriam com esse tipo de dificuldade eram acompanhados por médicos, psiquiatras e psicólogos, longe das salas de aula e de seu contexto real.
Diante dessa falta de acompanhamento individualizado in loco, os resultados eram catastróficos no que diz respeito à evasão escolar.
Ainda há um longo caminho a ser trilhado na nossa educação, mas o surgimento dessa nova modalidade de psicopedagogia e a constante capacitação dos profissionais da área nos faz acreditar, em um futuro breve, na tão sonhada educação de qualidade para todos.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais (facebook , instagram e youtube ).
Leia também: