Os 3 níveis do autismo

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O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), em sua 5ª e mais recente edição, traz uma nova classificação de níveis de autismo, bem como critérios de identificação. Na matéria de hoje do nosso blog vamos conhecer um pouco mais do autismo através dessa nova classificação do DSM-5.

No DSM-4 o autismo era caracterizado pela tríade:

  1. Dificuldade na comunicação;
  2. Dificuldade na interação social;
  3. Alterações no comportamento.

Atualmente, no DSM-5, além de englobar os transtornos e síndromes como Asperger, Rett e TGD no Transtorno do Espectro do Autismo, definiu uma díade para caracterização do TEA:

  1. Déficits na comunicação e interação social
  2. Padrões restritos e repetitivos de comportamento
  • Definições

   Déficits na comunicação e interação social

  • Compartilhamento reduzido, dificuldade em manter um diálogo, dificuldade para iniciar ou corresponder a interações sociais;
  • Baixo contato visual e linguagem corporal, ausência de expressões faciais e comunicação não verbal;
  • Dificuldade em manter ou desenvolver relacionamentos, dificuldade em adequar o comportamento de maneira socialmente aceitável, imaginação pobre ou ausente e falta de interesse por pares.

Padrões restritos e repetitivos de comportamento

  • Movimentos motores ou fala repetitivos;
  • Insistência em um determinado tema;
  • Adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento;
  • Interesses fixos de intensidade ou foco atípicos;
  • Muito ou pouco reativo a estímulos sensoriais.

Considerando os novos padrões de caracterização do TEA no DSM-5, sua classificação atual se dá em três graus:

  • Nível 1 (leve)
  • Não demonstra interesse em se relacionar ou apresenta dificuldade na interação social;
  • Geralmente apresenta inflexibilidade relacionado a rotinas;
  • Apresenta problemas de planejamento e organização, tornando o indivíduo pouco autônomo.
  • Apresentam necessidade de apoio em parte de suas atividades.
  • Nível 2 (moderado)
  • Déficit aparente na comunicação (verbal e não verbal);
  • Baixa interação social e busca por terceiros;
  • Geralmente apresenta dificuldade em mudança de rotina;
  • Apresentam necessidade de apoio substancial.
  • Nível 3 (severo)
  • Alta dificuldade na comunicação (verbal e não verbal);
  • Ausência de interação social;
  • Maior rigidez na rotina;
  • Apresentam comportamentos repetitivos e interesses restritos que afetam diretamente seu convívio social;
  • Baixa autonomia;
  • Necessitam de apoio muito substancial.

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