Especialistas afirmam que, apesar dos problemas, o SUS é referência em saúde pública. Com 30 anos de existência, o programa ainda apresenta desafios no sistema.
Se você tem interesse em conhecer um pouco mais desses desafios e como é possível enfrenta-los, acompanhe a matéria de hoje do nosso blog.
Por ser um direito de todos e dever do Estado, de acordo com a nossa constituição, a saúde pública no Brasil precisa funcionar como uma orquestra.
O que falta para isso acontecer?
O SUS é dividido em:
São as unidades básicas de saúde (UBS), que acompanham as famílias e funcionam como uma triagem, encaminhando os diversos tipos de problemas para os demais níveis de atendimento.
São as unidades de pronto atendimento (UPA), os hospitais e outras unidades especializadas.
São hospitais de grande porte, que atendem casos mais complexos, com necessidade de UTI.
Apesar desse sistema organizado, especialistas acreditam que a demanda é muito maior do que a oferta e essa é uma das causas do mal funcionamento.
Alguns estudos apontam ainda que problemas básicos podem ser solucionados pela atenção primária, assim, as filas nas unidades de urgência e emergência tendem a diminuir significativamente.
Diante desses desafios, é necessário ter uma equipe especializada em saúde pública, competente e bem preparada.
O mercado não para de crescer e você, profissional de saúde, precisa acompanha-lo. Não perca mais tempo e busque uma especialização de qualidade.
Gostou do conteúdo? Então acesse nossas redes sociais através do facebook e instagram para ficar sempre informado.