A hipertonia está relacionada ao tônus muscular, que é o estado de tensão do músculo. Sem o tônus, os músculos estariam em total repouso, dificultando o seu movimento imediato.
No entanto, quando há uma elevação excessiva do tônus nos deparamos com as hipertonias. E é sobre esse assunto que iremos abordar na matéria de hoje.
Como a gente falou anteriormente, a hipertonia está relacionada ao aumento excessivo do tônus muscular. Ela pode ser classificada como elástica ou plástica.
A hipertonia elástica está relacionada à espasticidade, e ocorre a nível de lesão do trato corticoespinhal, passando pela decussação das pirâmides. Um exemplo de quadro clínico relacionado à hipertonia elástica é o AVE ( Acidente Vascular Encefálico).
De acordo com Taís Arcanjo, que é fisioterapeuta especialista em Neurofuncional, a hipertonia elástica pode ser facilmente identificada durante a avaliação muscular. “Durante o alongamento muscular do paciente com hipertonia elástica, após a execução do movimento, o membro volta instantaneamente para a posição de origem. É como um elástico, a gente estica durante o alongamento e, ao ceder, ele retorna para a posição inicial”.
Já nos casos de hipertonia plástica existe uma certa rigidez muscular, mas que consegue se moldar ao alongamento. A doença de Parkinson é um exemplo de quadro clínico de hipertonia plástica.
“A lesão ocorre em núcleos da base e não passa pela decussação das pirâmides. É aquela hipertonia que se molda, que a gente consegue visualizar e sentir avaliando a rigidez muscular do paciente”, ressalta a fisioterapeuta, finalizando com uma dica:
“Quando for fazer a avaliação do tônus, se houver dúvida quanto ao tipo da hipertonia, o profissional deve colocar velocidade na execução do movimento e avaliar o seguinte: Se depender da velocidade é uma hipertonia do tipo elástica. Mas se não depender da velocidade é do tipo plástica”, conclui Taís Arcanjo.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .
Leia também: