Você sabe o que é a diálise peritoneal?

Conteúdo

A doença renal crônica (DRC) causa em média 2,4 milhões de mortes por ano. Na matéria de hoje do nosso blog vamos conhecer um pouco mais dessa técnica de diálise utilizada em pacientes renais, a diálise peritoneal.

Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar nosso sangue, que reabsorve diversas substancias importantes ao bom funcionamento do nosso organismo. A hemodiálise é o processo pelo qual uma máquina filtra, artificialmente, todo o sangue do corpo.

Nessa máquina o sangue do paciente circula por um rim artificial, com membranas semipermeáveis, que mandam o sangue já filtrado para fístulas, que são artérias ligadas a uma veia através de procedimento cirúrgico, criando assim uma veia periférica com alto fluxo sanguíneo e mais resistente a punções repetidas.

E a diálise peritoneal, como funciona?

É mais uma opção de tratamento onde o processo de dá dentro do corpo do paciente, porém com o auxílio de um filtro natural, o peritônio.

· Peritônio

Membrana porosa e semipermeável que reveste os principais órgãos abdominais.

· Procedimento

Um liquido de diálise é colocado na cavidade e drenado através de um cateter. Este é implantado através de uma microcirurgia no abdômen.

A solução de diálise, então, é infundida e permanece por um tempo na cavidade até ser drenada. A solução, em contato com o sangue, permite que o acúmulo de substancias seja removido, assim como o excesso de liquido que não está sendo eliminado pelos rins.

Qual a diferença no resultado do tratamento feito com diálise peritoneal?

Nenhuma. O resultado é o mesmo feito com hemodiálise tradicional. O que vai definir qual dos tratamentos fazer é a necessidade de cada paciente.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais a respeito de assuntos relacionados, acesse nossas redes sociais através do facebook , instagram. e youtube .

Leia também:

Aprenda a avaliar sua função renal

O doente renal crônico e a anemia

Saiba mais sobre a Injúria Renal Aguda

Deixe um comentário